Translate

sexta-feira, 28 de julho de 2017

AGOSTO: Mês das Vocações


Olá catequistas e famílias! 😜

Agosto é um mês muito importante, pois é neste mês que a nossa Igreja dá uma atenção especial às VOCAÇÕES. Mas afinal o que são vocações? Decidimos fazer uma pequena reflexão sobre este tema.

A palavra "vocação" vem do latim "vocare", que significa "chamado". Por isso, vocação é o chamado que Deus nos faz, para seguir algum caminho ou tomar alguma direção. 



Deus está sempre nos chamando, mostrando qual direção devemos seguir. Por isso, vocação é o chamado que Deus faz para todas as pessoas, seja em particular ou em grupo. O grande chamado que Jesus nos faz é o AMOR! Jesus em nenhum momento nos obriga a amar ao próximo, Ele nos convida todos os dias a termos esta missão.

Por isso a nossa vocação, antes de tudo, deve ser o AMOR. O amor àqueles que sofrem, que estão tristes, que não gostam de nós o bastante, que nos perseguem... Como às vezes seguir este chamado de Jesus é difícil!

Diversas figuras bíblicas ao longo de suas histórias receberam o chamado de Deus. Deus chamou Abraão e Moisés para uma missão muito especial: levar o povo de Deus para a Terra Prometida e libertar este povo da escravidão e do sofrimento. Deus chamou Maria para a missão de ser a Mãe de Jesus e de toda a Igreja. Jesus chamou Pedro para fundar a Sua Igreja e apascentar as Suas ovelhas. 

O Senhor foi chamando cada uma destas pessoas e guiando-as pelo caminho da Verdadeira Felicidade. Em nenhum momento elas foram obrigadas àquela missão, antes de tudo, o chamado para a vocação partiu pelo SIM de cada pessoa, na sua liberdade. Assim também deve ser conosco, Deus precisa de cada um de nós, Ele está constantemente nos chamando e aguardando pelo nosso SIM.  

É importante que ao trabalhar sobre este tema nos encontros de catequese, o catequista diga às crianças ou adolescentes que VOCAÇÃO é diferente de PROFISSÃO. A profissão antes de mais nada é uma escolha de trabalho, ou seja, é algo remunerado e que pode se aposentar, tendo como preocupação principal o "ter" para o sustento da vida. Já a vocação é algo que pode ser para sempre, não tendo remuneração ou aposentadora, se preocupando inicialmente com o "ser", o amor e o serviço. A vocação será sempre descoberta através de um chamado, algo que parte do coração de Deus para o nosso coração. É comum que muitas crianças e/ou catequistas confundam estas duas palavras, que são extremamente diferentes.


A nossa Igreja celebra algumas vocações neste mês de Agosto, entre elas temos:

Vocação à vida: Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Ele nos dá a vida e nos chama para a Vida. Jesus nos confirma isso quando nos diz que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. (Jo 10,10)

Vocação ao Sacerdócio: É uma vocação muito bonita, pois acontece quando o jovem escolhe ser padre, por isso, passa anos estudando em um seminário e se prepara para levar a Palavra de Deus a todo o mundo.

Vocação ao Matrimônio: É uma vocação que requer muita doação de si para fazer o seu marido ou esposa feliz! Um homem e uma mulher quando se apaixonam e decidem construir uma família juntos contam com as bênçãos de Deus para superar as dificuldades!

Vocação à Vida Consagrada: É uma vocação tão bonita, por que nela encontramos homens e mulheres que disseram SIM a Deus e abandonaram tudo para trás! Casa, família, vontades pessoais...Tudo por amor a Deus e agora vivem em comunidades como Consagrados ou conventos como Freiras e Frades.

Vocação como Leigos e Leigas: Que alegria é saber que muitas pessoas estão no céu por que viveram uma vida buscando a santidade! Se você não quer ser padre, freira, consagrado ou construir uma família, Deus chama você para ser santo! Ser santo na escola, na faculdade, em casa, no trabalho...é o compromisso que Deus nos pede.

E aí, qual é a sua VOCAÇÃO? Deus pede que escutemos o nosso coração e a sua voz, que nos indica qual caminho devemos seguir!


“Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16, 24)


Se você gostou desta publicação deixe o seu comentário e sugestões para as próximas publicações! Que Deus nos guie e nos abençoe nesta missão! 💜💋


8 comentários:

  1. Muito bom esse tema para trabalhar agora em agosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Sandra, neste mês de agosto o tema "Vocações" sempre é uma boa pedida. Abraços!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom que gostou Sueli! Aceitamos sugestões para publicações! Abraços.

      Excluir
  3. Muito bom. Obrigada pela sua vocação.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada,gostei muito!Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, fácil de explicar, obrigada por compartilhar. Deus abençoe 🙏

    ResponderExcluir